Conversa Objetiva: Significado do símbolo do blog Conversa Objetiva
Este Blog é dedicado a tratar de assuntos como ufologia, religião, saúde, política, e cidadaniaCom uma linguagem às vezes subjetiva, oferece distintas  interpretações sobre a vida, sobre o Universo e a presença da humanidadeSerão apresentados recortes direcionados com o objetivo de despertar o pensamento crítico do ser humano, o desenvolvimento do respeito e da compaixão, da união e da igualdade entre as pessoas.
UTILIZE O MENU AO LADO <- PARA SELECIONAR POSTAGENS ANTIGAS NO ARQUIVO DO BLOG.

" Toda verdade passa por três estágios: Primeiro, é ridicularizada. 
Segundo, é violentamente rejeitada. 
Terceiro, é aceita como sendo auto-evidente."
Arthur Schopenhauer

Facebook Page

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Significado do símbolo do blog Conversa Objetiva





Cinco Fortunas cercando a Longevidade


....................................Cinco morcegos agrupados criam o motivo extremamente auspicioso e popular das "cinco boas fortunas"". Estas cinco fortunas boas são: Riqueza, Saúde, Longevidade, Amor, Virtude. Morcegos vermelhos são especialmente considerados um presságio de boa sorte, porque o vermelho é empregado no oriente tradicional como a cor que afasta o mal. O morcego empregado em torno do símbolo da longevidade é um símbolo muito poderoso para os chineses tradicionais.

        Chinese Symbol for Luck       

....................................Uma imagem de um morcego (fu 蝠) pode ser um trocadilho visual para "boa sorte" ou felicidade (fu 福), vez em que ambos são pronunciados "fu". Muitas vezes o morcego é representado voando de cabeça para baixo, porque o caracter (dao 倒) para "upside-down", ou "de cabeça para baixo" e o caracter (dao 到) que significa "ter chegado" são ambos pronunciados "dao". Portanto, se uma pessoa disser "o morcego está voando de cabeça para baixo", pode-se ouvir isso como "a felicidade chegou", o que, naturalmente, tem uma conotação muito auspiciosa. 

            

....................................Além disso, "um morcego descendo do céu" (fuzi tianlai 蝠 子 天 来) soa exatamente como "felicidade descendo do céu" (fuzi tianlai 福 子 天 ​​来). Dois morcegos frente-a-frente significa boa sorte, felicidade dupla ou duas boas "fortunas".  Alguns símbolos exibem cinco morcegos que representam os "Five Blessings", ou "Cinco Bênçãos", ou seja, longevidade, riqueza, saúde e serenidade, virtude e o desejo de morrer por morte natural em idade avançada

  p141.gif (4450 bytes) 

....................................Um símbolo muito popular encontrado em muitas casas de estilo chinês é composto por cinco morcegos em torno do caractere chinês para "longevidade" (shou 寿), que representa a expressão wu shou fu peng (五福 捧 寿) ou "cinco fortunas cercando a longevidade". Constitui um poderoso simbolismo para boa sorte e felicidade.

 


..........................A sigla CO, que significa "Conversa Objetiva" é representadas por dois semelhantes com diferenças sutis, marcados pelo desgaste do tempo, o que faz alusão à sabedoria e ao processo "doloroso" da obtenção de conhecimento, que requer disciplina e dedicação



..........................De um ponto de vista ocidental, podemos também criar uma interpretação adicional sobre os símbolos orientais agrupados, de forma a considerar a sigla CO da mesma forma como descrito acima, porém, também representadando os dois olhos, atentos (grandes) para a observação - forma mais pereita de aprendizado. Estes olhos estão atrás de uma malha relacionada ao cérebro, ao raciocínio, ou seja, à análise racional de todas as coisas.  O símbolo da longevidade apresenta uma espécie de labirinto que, aqui, pode ser também interpretada como o labirinto do pensamento, à dificuldade da organização e ordenamento dos pensamentos e conhecimentos, referenciando-se também aos giros e sulcos cerebrais, aludindo ao contexto da racionalidade.  Esse "cérebro" está constantemente recebendo agressões externas que são as informações que as pessoas, a mídia e a sociedade nos impõem o tempo todo (morcegos) e que vêm de todos os lados.


..........................A Lotus (flor-de-lótus), ou Nelumbo nucifera, também conhecida como lótus-egípcio, lótus-sagrado e lótus-da-índia, é uma planta da família das ninfáceas (mesma família da vitória-régia) nativa do sudeste da Ásia (Japão, Filipinas e Índia, principalmente).    Olhada com respeito e veneração pelos povos orientais, ela é freqüentemente associada a Buda, por representar a pureza emergindo imaculada de águas lodosas. No Japão, por exemplo, esta flor é tão admirada que, quando chega a primavera, o povo costuma ir aos lagos para ver o botão se transformando em flor.

..........................Lótus é o símbolo da expansão espiritual, do sagrado, do puro. Os Budas em meditação são representados sentados sobre flores de lótus, e a expansão da visão espiritual na meditação (dhyana) está simbolizada pelas flores de lótus completamente abertas, cujos centros e pétalas suportam imagens, atributos ou mantras de vários Budas e Boddhisattvas, de acordo com sua posição relativa e relação mútua.  Do mesmo modo, os centros da consciência no corpo humano (chacras) estão representados como flores de lótus, cujas cores correspondem ao seu caráter individual, enquanto o número de suas pétalas corresponde às suas funções. 

 

..........................O significado original deste simbolismo pode ser visto pela semelhança seguinte: Tal como a flor do lótus cresce da escuridão do lodo para a superfície da água, abrindo sua flores somente após ter-se erguido além da superfície, ficando imaculada de ambos, terra e água, que a nutriram - do mesmo modo a mente, nascida no corpo humano, expande suas verdadeiras qualidades (pétalas) após ter-se erguido dos fluidos turvos da paixão e da ignorância, e transforma o poder tenebroso da profundidade no puro néctar radiante da consciência Iluminada (bidhicitta), a incomparável jóia (mani) na flor de lótus (padma). 

..........................Assim, o arahant (divino) cresce além deste mundo e o ultrapassa. Apesar de suas raízes estarem na profundidade sombria deste mundo, sua cabeça está erguida na totalidade da luz. Ele é a síntese viva do mais profundo e do mais elevado, da escuridão e da luz, do material e do imaterial, das limitações da individualidade e da universalidade ilimitada, do formado e do sem forma, do Samsara e do Nirvana. Se o impulso para a luz não estivesse adormecido na semente profundamente escondida na escuridão da terra, o lótus não poderia se voltar em direção à luz. Se o impulso para uma maior consciência e conhecimento não estivesse adormecido mesmo no estado da mais profunda ignorância, nem mesmo num estado de completa inconsciência um Iluminado nunca poderia se erguer da escuridão.
 ......................... 

E esta acima é a representação do símbolo
 do blog em sua forma mais completa.

Representa a sabedoria, a longevidade, a boa sorte,
 o pensamento saudável e a evolução espiritual.



Espero que tenham gostado.


Com votos de paz profunda, respeito e sabedoria,

Sou, sincera e fraternalmente,

Roger William Freire Ronconi




"Tudo que é melhor e mais superior em mim saúda tudo que é melhor e mais alto em você."

"Eu honro o local em você em que o Universo inteiro reside, eu honro o lugar
 em você que é de Amor, de Integridade, de Sabedoria e de Paz. Quando
 você está neste lugar em você, e eu estou neste lugar em mim, nós somos um."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Poderá gostar de ler também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...